Pedro Campos (PSB/PE) propõe a criação do Dia Nacional de Conscientização sobre a Promoção da Saúde Mental

Projeto de Lei 3889/202, do presidente da FPSM, visa ampliar o debate sobre saúde mental, fomentar redes de apoio e garantir acesso ao tratamento, especialmente nas regiões mais vulneráveis do país.

Deputado Pedro Campos (PSB/PE), presidente da Frente Parlamentar Mista pela Promoção da Saúde Mental (FPSM). Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

A saúde mental é essencial para o bem-estar e a qualidade de vida de toda a população. Pensando nisso, o deputado Pedro Campos (PSB/PE) protocolou o Projeto de Lei (PL) 3889/2024, que propõe a criação do Dia Nacional de Conscientização sobre a Promoção da Saúde Mental, a ser comemorado anualmente em 10 de outubro, em alinhamento com o Dia Mundial da Saúde Mental.

O principal objetivo da lei é aumentar a conscientização sobre a importância da saúde mental e combater o estigma associado aos transtornos mentais. A proposta incentiva que escolas, órgãos públicos e empresas privadas realizem atividades, palestras e seminários que promovam o debate sobre saúde mental.

Atualmente, milhões de brasileiros enfrentam transtornos mentais, mas o acesso ao diagnóstico e tratamento é limitado, especialmente em regiões periféricas. Além disso, o preconceito continua sendo um grande obstáculo à inclusão social. O sofrimento mental é agravado por fatores como desigualdade social, falta de condições básicas e violências estruturais, incluindo racismo, machismo e LGBTfobia.

Promover a saúde mental é garantir o bem-estar individual e coletivo, assegurando direitos humanos e condições dignas de moradia, alimentação, saúde, trabalho e educação. A criação do Dia Nacional de Conscientização reforça a importância do diálogo sobre esses temas e da garantia de tratamento adequado, além de melhores condições sociais que promovam uma vida digna e saudável.

Entre os objetivos específicos da lei estão:

  • Promover campanhas nacionais que integrem saúde mental com áreas como educação e trabalho;
  • Estimular políticas educativas sobre saúde mental;
  • Incentivar a criação de redes de apoio para pessoas com transtornos mentais;
  • Facilitar o acesso a informações sobre os serviços de saúde mental disponíveis no SUS;
  • Combater o preconceito e promover a inclusão social e profissional dessas pessoas.

Para mais informações sobre a Lei Nacional de Conscientização sobre a Promoção da Saúde Mental, confira a íntegra do PL aqui.