A Frente

As políticas públicas de acolhimento e promoção da saúde mental foram historicamente negligenciadas no Brasil, resultando na institucionalização do preconceito e do tabu. Recentemente, quando experimentamos os efeitos do isolamento, do medo e das incertezas com a pandemia de Covid-19, nos foi provado que saúde mental é um tema que diz respeito ao coletivo. Contudo, passados mais de três anos, ainda vivemos o impacto dessa que foi a maior emergência em saúde pública do século.

Hoje, enfrentamos os desafios de um país que busca retomar o fôlego, ainda sob os efeitos desse impacto que se traduz na piora dos indicadores de saúde mental em diferentes segmentos da população brasileira. É nesse contexto que formamos a Frente Parlamentar Mista para a Promoção da Saúde Mental. Somos mais de 200 parlamentares comprometidos em fazer avançar as políticas públicas para acolhimento das pessoas com transtornos mentais e das pessoas que estão em sofrimento psíquico.

Somos uma força-tarefa de deputados(as) e senadores(as) que querem ajudar o país a se reerguer, acolhendo essas pessoas com políticas públicas baseadas em evidências científicas e orientadas pela perspectiva ética do cuidado em saúde.

Nossa missão 

Fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), a Política Nacional de Saúde Mental e a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), possibilitando a promoção de saúde por meio do resgate e avanço da Reforma Psiquiátrica, sem deixar de enfrentar os novos desafios do nosso tempo.

Valores

Nossa atuação é orientada por evidências científicas; intersetorialidade; laicidade; protagonismo das pessoas em sofrimento ou transtorno mental e seus familiares; fortalecimento do SUS e da RAPS, resgatando e avançando desse modo com a Reforma Psiquiátrica nas formas da Lei nº 10.216/2001; e pela defesa da liberdade individual e coletiva, reafirmando a internação psiquiátrica como medida excepcional.