Evento será realizado nesta quarta (04), às 14h, no Congresso. FPSM será representada por Dayana Rosa, integrante da Secretaria Executiva
A Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher do Congresso promove, às 14h desta quarta-feira (04), uma audiência pública para discutir a saúde mental de meninas e mulheres. A Frente Parlamentar Mista para a Promoção da Saúde Mental (FPSM) será representada por Dayana Rosa, integrante da Secretaria Executiva da Frente e gerente de Saúde Mental do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS).
Na ocasião, ela vai apresentar a cartilha “10 ações de Política Públicas para Saúde Mental de Meninas e Mulheres”. O documento, feito pelo Instituto de IEPS e pelo Instituto Cactus, reúne dados sobre as mulheres vítimas de violência e a relação com o sofrimento psíquico.
No Brasil, as mulheres são as mais suscetíveis a desenvolverem depressão. Além disso, uma em cada três mulheres que sofreram violência desenvolveu esse transtorno mental. As violências sexuais, físicas ou psicológicas cometidas pelos agressores são os principais fatores de risco para o quadro.
Os dados ressaltam a necessidade de políticas públicas que considerem as vulnerabilidades enfrentadas por mulheres e meninas, como questões de raça, gênero e classe social. É necessária a construção de políticas públicas de promoção da saúde mental para a população feminina que envolva diversos setores da administração pública, como o Sistema Único de Saúde (SUS), o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), as secretarias de Segurança Pública e a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
A audiência pública tem por objetivo discutir a saúde mental de meninas e mulheres e como o Poder Legislativo pode contribuir para reduzir essa triste realidade, bem como propor soluções que possam ser adotadas pelo Estado. É importante que a agressão contra meninas e mulheres seja combatida, mas também é necessário pensar em como promover o acolhimento das vítimas.
O evento será transmitido em tempo real por meio do canal da TV Senado no YouTube, na quarta-feira (04), às 14h. Para ter acesso a íntegra da cartilha “10 ações de Política Públicas para Saúde Mental de Meninas e Mulheres”, clique aqui.