FPSM realiza encontro para a construção da Agenda Legislativa 2025/2026

Evento, realizado em Brasília, contou com a presença de Pedro Campos (PSB/PE), presidente da FPSM, e de representantes do Conselho Consultivo

Leia mais

Na última quinta-feira (20), a Frente Parlamentar Mista para a Promoção da Saúde Mental (FPSM) realizou, no Centro de Formação do SESI Departamento Nacional, em Brasília, o Encontro de Planejamento Estratégico para o biênio 2025/2026. O evento faz parte da construção da Segunda Agenda Legislativa da FPSM, que deve ser lançada em maio deste ano.

Foto posada das pessoas presentes no Encontro de Planejamento Estratégico da Frente da Saúde Mental
Na última quinta (20), a FPSM realizou o Encontro de Planejamento Estratégico para a construção da Agenda Legislativa 2025/2026. Foto: Frente da Saúde Mental/Divulgação

O presidente da Frente, deputado Pedro Campos (PSB/PE), fez a fala de abertura do encontro e debateu com as instituições integrantes do Conselho Consultivo sobre a estratégia de atuação da FPSM em 2025. Durante as conversas, foram definidas metas a serem priorizadas durante o período, bem como foram coletadas propostas de projetos de lei sobre temas que ainda não foram contemplados pelo Congresso.

Segunda Agenda Legislativa

Para a construção da nova agenda legislativa, a Secretaria Executiva da FPSM solicitou à Consultoria Legislativa do Senado um levantamento sobre Projetos de Lei (PL) em tramitação no Congresso Nacional, com base em 99 palavras-chave relacionadas às políticas de Saúde Mental. 

Para esse estudo foram considerados critérios analíticos como os temas abordados pelos PLs e a compatibilidade dos assuntos aos eixos de trabalho da Frente. Além disso, também foram aplicados os seguintes fatores de “exclusão/seleção”: 

  • Possibilidade de aprovação: considerando o regime de tramitação, o tempo de existência e o tempo de tramitação dos projetos;
  • Relação com Políticas Públicas: verificando se havia ausência de relação, sobreposição, conflito ou complementação com políticas existentes.

A partir disso, foi elaborado um relatório de pré-análise sobre a Matriz Legislativa, com 35 PLs pré-selecionados, que foi apresentado ao Conselho Consultivo para fomentar as discussões. Durante o processo foram ouvidos os posicionamentos de cada integrante do Conselho e recolhidas as sugestões para serem levadas para a Mesa Diretora da Frente.

Participaram do evento o presidente da FPSM, deputado Pedro Campos (PSB/PE) e  representantes de 13 instituições do Conselho Consultivo: Conselho Federal de Psicologia (CFP); Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME); Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO); Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH); Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS); Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas de Saúde Mental/UFRJ (Nuppsam); Plataforma Brasileira de Política de Drogas (PBPD); Frente Nacional de Negras e Negros da Saúde Mental (FENNASM); Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro; Fundação José Luis Egydio Setúbal (FJLES); Instituto Cactus; e Vital Strategies.Também estiveram presentes representantes das instituições convidadas: a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Fundacentro do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Acompanhe a FPSM