Pedro Campos e Frente da Saúde Mental discutem plano de ação e lançamento da Agenda Legislativa 2025/2026

Agenda será lançada em 22 de maio, no Salão Nobre da Câmara; reunião também debateu plataforma eleitoral para 2026 e articulação com frentes estaduais

Rebeca Freitas, diretora de Relações Institucionais do IEPS; Pedro Campos (PSB-PE), presidente da FPSM; e Filipe Asth, secretário executivo da FPSM. Reunião discutiu plano de trabalho para atuação da Frente da Saúde Mental no Congresso

Na última terça-feira (25), a Secretaria Executiva da Frente da Saúde Mental (FPSM) realizou uma reunião com o deputado Pedro Campos (PSB-PE), presidente da Frente, para alinhar estratégias de atuação. Durante o encontro, foi definido que a 2ª Agenda Legislativa da Saúde Mental será lançada na Câmara dos Deputados, no Salão Nobre, em 22 de maio. Além disso, foram discutidos temas como a construção de uma plataforma eleitoral para as eleições de 2026 e o fortalecimento da articulação com as frentes estaduais.

Em fevereiro, foi realizado o Encontro de Planejamento Estratégico para o biênio 2025/2026. Na ocasião, foi apresentado ao conselho consultivo o relatório de pré-análise dos projetos de lei que tramitam no Congresso sobre temas relacionados às políticas de atenção psicossocial e foram discutidas as metas que devem constar na agenda legislativa para o período.

Além do documento, a reunião com o Pedro Campos também debateu o plano de trabalho da Frente, que será submetido à validação da Mesa Diretora. O plano define as prioridades para o biênio 2025/2026, organiza as metas e objetivos a serem alcançados. Além disso, estabelece métodos e estrutura as atividades da FPSM de forma a garantir a execução eficiente das ações.

Eleições 2026

Entre as ações previstas para o período, está a construção de uma plataforma eleitoral conjunta, que tem o objetivo de qualificar o debate sobre saúde mental durante as eleições de 2026. A iniciativa busca ampliar as relações da FPSM e de engajar as candidaturas e os partidos na defesa de políticas públicas de promoção da saúde mental. 

Aproximação dos Poderes Legislativos

Em outra linha de atuação, a Frente da Saúde Mental vai ampliar sua atuação junto às casas legislativas dos Estados e do Distrito Federal. Para isso, a FPSM vai assumir o compromisso de estreitar suas relações com as frentes de saúde mental locais. A ideia é compartilhar os aprendizados e unificar os esforços em prol do fortalecimento das políticas de atenção psicossocial. O Guia Parlamentar de Saúde Mental, usado para capacitar os coordenadores dos eixos temáticos da FPSM, também será reeditado e levado a um número maior de parlamentares.

Além de Pedro Campos, o encontro contou com a presença de Filipe Asth, secretário executivo da FPSM,  e de Rebeca Freitas, diretora de Relações Institucionais do IEPS.

Acompanhe a FPSM